segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Delícia de Chocolate




Já algum tempo queria encontrar um bolo de chocolate com uma textura densa pois já comi um e adorei, mas todas as receitas que encontro tem sempre manteiga e nunca me coloquei na aventura de fazer um sem manteiga.
Após encontrar esta receita num blogue decidi ir logo fazer.

O sabor é fantástico não sei explicar mas a textura e o sabor parece que estou a comer salame humm (*=

Com este bolo faço o meu agradecimento a uma pessoa muito especial, ao meu Pai, pois apesar de 24 anos já terem passado e nunca ter estado tão presente, tem tentado da melhor forma remendar essa ausência.
Para mim as palavras contam muito, este pequeno poema escrito nesta pedra que ele me ofereceu foi sem duvida um presente que adorei.
Obrigada Pai.




Receita inspirada no blog Caramelo e Baunilha

Ingredientes:


200g de chocolate culinária com  70% de cacau
5 C. (café) de cacau magro em pó
2 C. (café) de café solúvel
125g de açúcar amarelo
150ml de água a ferver
2 gemas tam L
5 claras tam L
70g de farinha com fermento para bolos


Confecção


Pré-aquecer o forno a 200°.

Forrar com papel vegetal uma forma redonda untada com manteiga.

Numa terrina  juntar o chocolate partido aos pedaços, o chocolate em pó, o café e 50g de açúcar. Juntar a água a ferver e misturar tudo com uma vara de arames até o chocolate derreter completamente. Deixar arrefecer.

Á parte bater as gemas com 75g de açúcar (com uma vara de arames), até obter uma textura fofa e esbranquiçada, a esta mistur envolver o chocolate e por fim, adicionar a farinha.

À parte bater as claras com um pitada de sal até ficarem em castelo. Envolver as claras em castelo (com uma colher de pau), à mistura do chocolate.

Juntar a massa do bolo na forma já previamente preparada, e levar ao forno a 175º durante mais ou menos 20 minutos até estar cozido.


Quando o bolo estiver frio, polvilhar com açúcar em pó. 




Sugestão:

Como estou de dieta não coloquei, mas para quem não está :P, acompanhar este bolo com uma bola de gelado, garanto que é de comer e não querer parar mais ('=








22 comentários:

  1. Delicioso. Una verdadera maravilla y un bonito homenaje. :)

    ResponderEliminar
  2. Um bolo bem ao meu gosto, deve ter ficado uma delicia.
    Uma bela homenagem.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou realmente um bolo com um textura e um aspeto fantástico, que maravilha de bolo. nham nham.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Tenho que experimentar esse bolo...!! Para quem está em dieta é mesmo excelente!! Tem um aspecto... Hmmm!!
    Não entendi uma coisa:
    5 C. (café) de cacau magro em pó
    3 C. (café) em pó
    Estas 3 colheres são de...? Café?? 3 colheres de café de café? :-D Será...?
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Sónia:)

      não me expliquei bem mas vou ter que escrever de outra forma são 3 colheres de tamanho de (café) de café em pó ou café liquido e 5 colheres de de tamanho de (café) de cacau magro entendes te linda?

      Espero ter conseguido me explicar melhor:)

      Beijinho grande experimenta e depois diz-me como correu o meu em casa não durou 2 dias:)

      Para quem está de dieta é fantástico, pois não leva manteiga alias regra geral dos bolos que faço aqui não coloco manteiga, leva apenas 2 gemas resto e claras proteína pura! leva 125g de açúcar amarelo que é bem mais saudável mas se levar menos açúcar para mim até não ficava mau pois o chocolate preto tem um sabor forte e saboroso eu gosto:)

      beijinho muito grande


      Vanessa Silva

      Eliminar
    2. Entendido amiga :) Tenho que experimentar, pois adoro tudo o que tenha chocolate :)
      Obrigada e beijinho grande!

      Eliminar
  5. Bom dia Vanessa,
    Belíssimo bolo, ótimos ingredientes, textura está perfeita, o bolo é delicioso.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Optimo aspecto Vanessa, realmente bolo de chocolate poucos impressionam no sabor. Já faz um tempão que nao como bolo de chocolate.

    ResponderEliminar
  7. Olá querida,
    Lindíssimo bolo e com uma textura espectacular!
    Linda pedra e lindo poema!!
    A vida às vezes obriga a decisões e, nem sempre, a ausência física significa ausência de sentimentos, não é?
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Olá! :)

    Ficou fantástico o bolo! Uma consistência bem gulosa! :D*

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito apelativo! Tenho que tentar, o que costumo fazer leva imensa manteiga.... :(

    ResponderEliminar
  10. Vanessa, que blog apetitoso e que rico bolo!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  11. Que delicia como o próprio no,e diz :)
    Está com uma consistência maravilhosa e com muito chocolate como gosto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Vanessa! :)

    Respondi à tua pergunta no meu blogue, mas respondo aqui caso não vejas, dá para cerca de 10 panquecas de tamanho médio. Mais ou menos isso.

    A consistência da massa fica diferente das panquecas habituais como digo no modo de preparação, e como já surgiram dúvidas a outras pessoas, esclareço já a ti, são trabalhosas, mas deliciosas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Olá Vanessa :)
    Que boa sugestão!
    A dieta é uma chatice mas também vou começar lá para Setembro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá.
    Já enviei um mail sobre a Praia do Ribeiro do Cavalo.
    Espero que ajude.
    O bolinho está uma delicia. Já registei :)
    ~Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  15. Oi Vanessa. Sou eu de novo. O açúcar da receita era cerca de 450 gr, se a mamória não me falha e eu já reduzi, mas podes fazer que não fica muito doce. Pessoalmente, não gosto de doces enjoativos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Vanessa,

    as minhas desculpas por só agora vir cá! O tempo não estica mais :(
    Mas vim em boa hora pois este bolo tem cá um bommmmmm aspecto!! ui ui!
    Se me permites, gostei muito do verso que o teu Pai te escreveu, foi sem dúvida um belo presente!!

    beijinhos!

    P.S.: se não me vires muitas vezes por aqui, não penses que não te sigo! Fiz-me seguidora também no FB pois é mais fácil para mim :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Vanessa. Queria dar os parabéns pelo blog está muito bom. Estou também a fazer dieta e já perdi bastantes quilos. Mas eu sou gulosa e adoro chocolate, por isso mal vi esta receita decidi fazer e ficou um bolo excelente, óptimo de chorar por mais :). Muitas felicidades nesta jornada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Já vi a tua versão e adorei! :D

    Tenho também de experimentar...deve ficar com um sabor bem intenso do chocolate...que maravilha Vanessa! :)

    Um beijinho*

    ResponderEliminar