terça-feira, 22 de abril de 2014

Salada Russa (Sem Batata)


Agora com estas noites já quentes já não consigo jantar muitas vezes sopa. Então esta saladinha já muito tradicional para muitas pessoas, foi o que me ocorreu a fazer neste dia. As minhas saladas, não levam batata, desde que iniciei a minha reeducação alimentar porque é um hidrato de absorção rápido e nada amigo para a perda de peso.
Esta versão de salada russa leva feijão frade que é um leguminoso  rico em todas as categorias de fibras: fibras solúveis, como as pectinas e as gomas (que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue) e em fibras insolúveis, como a lenhina, celuloses e hemiceluloses (diminui a prisão de ventre). É ainda um hidrato de carbono de absorção lenta pois têm um baixo índice glicêmico, o que é ótimo porque ficamos saciados por muito mais tempo.  
Esta refeição foi feita para um jantar, e digo isto para explicar algumas questões que já me abordam  por mensagem a dizerem que (nunca) devemos consumir hidratos à noite. Não sou nutricionista, mas pela experiência que tenho e por me interessar bastante por esta área a minha opinião sobre isto é muito certa! O consumo de hidratos depois das 17h é muito significativo pois depende da vida da pessoa se têm uma vida muito ativida, se pratica desporto etc... Além do mais mesmo para quem quer perder peso e não faz desporto, consumir hidratos à noite como este de absorção lenta, na minha forma de ver a reeducação alimentar não têm qualquer problema. 
Vendo bem se usarmos 1 lata pequena de feijão frade ou qualquer outro leguminoso por exemplo como usei para  esta salada que dá para 4 a 5 refeições vai dar a 1 colher de sopa máximo 2 por refeição.... que é isto?
Na minha visão não tem problema nenhum  não é isto que nos vai engordar de forma alguma.
Se virmos bem só tem vantagens porque além de ficarmos saciados por muito mais tempo, não nos vai dar ataques de fome durante a noite.



Ingredientes (Para 4/5 Pessoas)

  • 1 Cabeça de Bróculos grande
  • 4 Cenouras
  • 1 Lata pequena de Feijão Frade
  • 3 Latas de Atum em água
  • 70g Lombinhos do Mar (Opcional)
  • 3 Ovos
  • 1 Cebola
  • Coentros
  • Sal/Pimenta/Azeite e Vinagre


Preparação
  1. Cozer os brócolos juntamente com as cenouras já cortadas aos cubinhos e os ovos.
  2. Á parte aquecer o feijão.
  3. Num pirex envolver os legumes todos já cozinhados, juntar o atum, os lombinhos do mar, cebola picada, coentros e por fim colocar os ovos ás rodelas.
  4. O tempero é ao gosto da pessoa eu cá em casa apenas uso azeite e vinagre mas podem sempre por optar por fazer maionese caseira feita em azeita ou maionese feita com leite de soja ou iogurte. 

Sugestão:
Se não quiser usar o feijão frade, pode sempre por trocar e usar chuchu ou corgette. 

13 comentários:

  1. Por exemplo eu não posso comer feijão frade pois tem muito potássio e fosforo, poderia substituir pelo que??? Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary podias substituir por ervilhas, lentinhas, grão, quinoa (=

      Espero ter ajudado:)

      Já agora porque não podes consumir potássio e fosforo?

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bem está com um aspecto maravilhoso!

    Adorei a ideia da substituição da batata!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. como sugeriu, pode-se colocar curgete, e esta coze-se com os brócolos? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A corgette é um legume que larga muita água portanto não deve ser cozido porque se não desfaz se todo.

      O que aconselho que te dou é cortares a corgette os cubinhos e depois numa frigideira anti-aderente juntas um fio pequeno de azeite e salte-as até ficarem molinhas podes fazer na frigideira ou no forno (=

      Eliminar
  4. Eu só trocava o feijão frade por lentilhas de resto esta perfeito.
    Uma salada linda e deliciosa
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Gosto muito de salada de russa. Normalmente faço em separado e para os rapazes há batata para mim é chuchu cozido e no meu não coloco ervilhas.

    Beijinhos e gostei da tua sugestão,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que bela salada russa, o toque com feijão frade é interessante, mas acho que fazia um molho de iogurte para acompanhar a tua salada :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Vanessa,
    Para mim também me agrada mais sem batata, mas aqui em casa adoram com batata e incluindo o chuchu, ótima salada.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  8. Adoro estas versões da salada russa. Cá por casa também faço imensas vezes sem batata :) Substituo por feijão frade ou grão, normalmente, e costumo ainda acrescentar tomate e pepino cortadinhos em cubos porque, agora com ese tempo mais quentinho, gosto de sabor fresco e da textura estaladiça que conferem ao prato! Excelente aspeto Vanessa, uma simples mas deliciosa sugestão...e bem saudável, como sempre ;)
    Beijinhos grandes *
    Vânia

    ResponderEliminar
  9. Uma salada russa sem batata é bem diferente Vanessa, mas certamente nem por isso menos saborosa, gostei muito da sua versão!! Beijinhos

    ResponderEliminar