quarta-feira, 18 de maio de 2016

Diferença entre a Batata Doce|Batata Normal

Imagem da Internet
Fonte de pesquisa: http://www.nit.pt/
A batata doce é um hidrato de carbono muito nutritiva, ela consegue ter 2 vezes mais fibra e potássio e 5 vezes mais cálcio do que a batata normal.
O problema principal entre uma e a outra está no tipo de hidrato de carbono que cada uma tem. São distintos: a batata ‘normal’ é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, ou seja, o açúcar é libertado para o sangue com muito mais rapidez e os níveis de insulina aumentam. Quais são as consequências disto? Primeiro, o corpo pára de queimar a gordura acumulada como reserva de energia (a massa gorda), para dar prioridade àquela que está no sangue. São ordens do organismo.

E não só! As “consequências no apetite”, porque, da mesma forma que se dá um pico de glicêmia no sangue, dá-se, de seguida, uma baixa. Isto resulta em mais vontade de comer...
Com a batata doce, acontece o contrário: a batata doce como é rica em “hidratos de carbono complexos de baixo índice glicêmico”, ou seja, aqueles que são de absorção lenta. Isto traduz-se numa “numa libertação de açúcar para a corrente sanguínea mais faseada”.
Por este motivo e pelas razões contrárias à batata branca, [a batata doce] não obriga a um impacto rápido na produção de insulina”, ou seja, vamos ficar mais saciados durante mais tempo e os hidratos não se vão transformar em gordura armazenada!.
Principais benefícios no consumo da Batata Doce:
  1. Óptima opção para pré treino, pois ajuda a fornecer mais energia e liberta a glucose no sangue de forma lenta e faseada;
  2. Ajuda a controlar a diabetes “devido ao seu baixo índice glicêmico;
  3. Reduz o colesterol total e ajuda na “digestão devido ao seu alto teor de fibras”;
  4. Ajuda no emagrecimento porque “diminui o apetite por ser rica em fibras;
  5. É rica em vitamina A e C, o que faz com que ajude a fortalecer o sistema imunitário, tenha antioxidantes que “ajudam a combater os efeitos colaterais do stress, poluição, exposição solar etc..
  6.  Ajuda a manutenção de uma pele jovem, articulações e cartilagens saudáveis;
  7. Regula na pressão arterial e reduz as cãibras.
Sugestão de uso de receitas
Eu pessoalmente adoro batata doce! Cozida, assada no forno, estufada, puré (muitas vezes uso metade batata doce metade cenoura), salteada e claro frita (que é a opção menos saudável) :)

Hoje em dia já existem muitas receitas que podemos fazer com este alimento, mas por hábito fazemos sempre como opção de almoço ou jantar eu tenho por hábito fazer ao lanche nos dias de treino mais intenso!
Por exemplo eu num lanche antes de optar por comer pão com queijo ou fiambre, opto por comer batata doce levo ela às vezes (cozida ou assada ou em chips que adoro! (Chips são rodelas finas de batata doce assadas no forno).
Porque me deixa muito mais saciada;
Porque a batata doce ao contrário do pão está isenta de gordura e dependendo do pão isenta de glúten.

Agora a boa noticia!
O continente todos os meses selecciona 4 novos frescos e este mês temos a batata doce nestes frescos.

Se carregar na imagem que segue de seguida podemos consultar mais detalhadamente informações sobre este alimento, sugestões de receitas e dicas para poder conservar por mais tempo este alimento.

Xiuuuu eu não disse nada mas vi lá uma receita de pão com batata doce upa upa :P




4 comentários:

  1. Eu adoro batata doce! Seja cozida, assada, grelhada, frita, em puré, etc. Adoro mesmo! E só não como mais porque bem sabemos que, embora nutricionalmente seja mais interessante, também engorda! Cá nos Açores é muito usada na nossa gastronomia! beijinho

    ResponderEliminar
  2. Por duas vezes provei e não gostei muito mas com tantos benefícios tenho mesmo de voltar a tentar e qualquer dia já sou fã, tal como aconteceu com a beterraba que não gostava e agora adoro em saladas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Obrigada pela informação sempre útil :)
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro batata-doce! Até foi uma revelação para mim gostar, porque não sou a maior fã de batata normal. O post está muito interessante :)

    ResponderEliminar