quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Coma Manteiga!!!



Fonte do Artigo: 100Grãos|

Já aqui partilhei algum tempo um artigo sobre a manteiga, mas a verdade é que existem várias vertentes sobre a mesma.!

A verdade é que os temas sobre "nutrição" são muito amplos e por isso hoje deixo um artigo muito interessante que é "Coma Manteiga"!

Após ver este artigo e como acho que devemos abrir espaço para novos conhecimentos, desde que estejam devidamente fundamentados, como é o caso, mudei a minha opinião sobre a manteiga!

Claro que poderá haver pessoas que não irão concordar, há quem concorde e quem não concorde, apesar de as evidências e estudos científicos pelo que vi serem muito concretos e por isso a minha visão ter mudado :)

É relativamente recente o escândalo norte-americano que põe a descoberto o lobby entre a American Heart Association, financiada pela indústria da margarina e óleos de sementes processados há mais de meio século. A influência destas indústrias foi tão forte que chegou ao ponto de condicionar as decisões do senado no que respeitou à economia a favor do consumo desses produtos e de produtos agrícolas como o trigo e o milho.
De acordo com um artigo publicado na revista Time, diz Bryan Walsh: “Em 1977, um comitê do Senado liderado por George McGovern publicou sua assinatura histórica “Objetivos dietéticos para os Estados Unidos”, insistindo aos americanos para comer menos carne vermelha, ovos e laticínios e substituí-los com mais calorias provenientes de frutas, legumes e especialmente carboidratos.”
O desenvolvimento tecnológico da indústria de processamento de alimentos funcionou como aliado nas diretivas instaladas e colaborou no aumento drástico da taxa de obesidade norte-americana.

O mito do colesterol foi amplamente divulgado (e aproveitado) pela industria farmacêutica que aproveitou para lucrar com pânico instalado.

Com a publicação das recentes descobertas com base em estudos realizados, a verdade nutricional começa finalmente a ressurgir, com base na ciência clara e objetiva e acima de tudo, no bom senso dos consumidores. Os mitos associados à lipofobia alimentar, colesterol, carne e gorduras saturadas têm vindo a cair uns atrás dos outros. Em 2014 saiu um artigo na revista Time que veio declarar o fim da guerra ás gorduras com o título “Eat Butter”, traduzindo, "Coma Manteiga".


É já do conhecimento geral que o aumento no consumo de ómega 6 (gordura polinsaturada) está diretamente relacionado com o aumento da mortalidade por cancro e doenças cardíacas.

A gordura polinsaturada é mais instável quando submetida a variações de temperatura. Para isso basta pensar em deixar uma barra de margarina fora do frigorífico e ver como ela fica “rançosa” passado pouco tempo. Esta gordura oxida mais, promovendo a libertação de radicais livres. São esses radicais livres que danificam as células, promovendo a sua degradação precoce e envelhecimento.
A margarina e os óleos vegetais processados (óleo de soja, girassol ou canola) são muito ricos em ómega 6 e pró inflamatórios. Processados a altíssimas temperaturas, as gorduras oxidam imediatamente. De referir também que a gordura polinsaturada oxidada contribui para a oxidação do colesterol LDL, instabilizando-o e promovendo a criação de plaquetas no sangue e, consequentemente, a coagulação sanguínea.

A manteiga, por outro lado, é rica em vitaminas e minerais essenciais.

  • Rica em vitaminas solúveis em gordura (A, E, K e D). , a manteiga é uma fonte de vitamina A de alta absorção, necessária e essencial para o metabolismo adequado da proteína; gera melhoria no funcionamento do sistema endócrino; promove um sistema imunológico forte, uma melhor função da tiroide, visão, metabolismo ósseo e saúde da pele. Ela é também um antioxidante poderoso e age em sinergia com a vitamina D e a vitamina K2, para um melhor equilíbrio de cálcio nos ossos, gerando uma maior densidade óssea.
  • Rica em minerais, especialmente selênio, um antioxidante poderoso, a manteiga tem mais selênio do que muitos alimentos.
Os estudos desenvolvidos demonstram que em populações que alimentos industrializados foram introduzidos, substituindo o consumo de alimentos como estes ricos em vitaminas essenciais solúveis a gordura, os problemas de saúde se tornavam aparentes e as crianças nasciam frequentemente com estruturas ósseas faciais pobres.

A manteiga é ainda rica em ácidos gordas de cadeia média e curta, mais rapidamente utilizados como fonte de energia em vez de armazenados como gordura corporal.

O ácido butírico também está presente na manteiga, com propriedades anticancerígenas, ajudando no controlo do peso e promovendo a saúde da flora intestinal, agindo como anti-inflamatório.

Contém ácido gordo saturado, ácido láurico com propriedades anti virais e antimicrobianas, rica em CLA (ácido linoleico conjugado), garantindo uma elevada proteção contra o cancro. O CLA é ainda um importante aliado para manter o nível de massa gorda corporal mais baixa.

Ao contrário da margarina, que é rica em gordura polinsaturada ômega 6 oxidada, a manteiga possui quantidades muito baixas de ômega 6, equilibrada com o efeito anti-inflamatório de quantidades praticamente iguais de ômega 3.

Resumindo:

  • O consumo de gordura saturada (manteiga) é benéfico ao sistema neurológico, regulando os níveis dos recetores de serotonina (neurotransmissor responsável pelo controle do humor). Regula o stress, energia e as hormonas sexuais (estrogênio, DHEA, testosterona).
  • Ácidos gordos saturados constituem a maior parte das membranas celulares, garantindo às células a rigidez e integridade necessárias, tendo ainda um papel fundamental na saúde dos nossos ossos.
  • É associado a menores níveis de doenças cardíacas e protege o fígado do álcool e outras toxinas.
  • Junto com o colesterol a gordura saturada fortalece o sistema imunológico.
  • Possibilita uma melhor utilização de ácidos graxos de cadeia longa, pois são melhores absorvidos nos tecidos quando a dieta é rica em gordura saturada.

Portanto a gordura não é prejudicial! Muito pelo contrário ela é o combustível preferido pelo metabolismo para ser usado como fonte de energia e tem sido assim durante a maior parte de nossa evolução como espécie quando havia grande disponibilidade de gordura para ser consumida ao longo de milhares de anos e a baixa disponibilidade de carboidratos.

14 comentários:

  1. Se tu o dizes eu acredito ahaha :) Vanessa, eu sempre adorei manteiga. E contrariamente a tudo o que me dizem, também prefiro margarina ao azeite na cozinha. Acredito que em cada estudo há alguma verdade, e muita mentira para que alguém lucre com isso. Temos sim que ter em atenção a alimentação, mas sem sermos aficionados demais na minha opinião. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natacha obrigada:))))

      Olha atenção eu referi que a manteiga é boa não a margarina:)))

      Quando falamos em manteiga é por exemplo a manteiga nova açores etc... não estamos a falar em margarinas como Planta, Vaqueiro etc.. entendeste linda:)?

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  2. Merhabalar, güzel paylaşım için çok teşekkürler. Makalenizden faydalanacağım.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hatta türkiye Sayfamı takip ettiğini bilmek mutluyum , mesajınız için teşekkür ederiz :)
      Kisses

      Eliminar
  3. Ok, deixa-me ver se percebi! Podemos comer manteiga Nova Açores, Milhafre, Loreto, Terra Nostra?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo querida:)

      Sim, essas manteigas podes e DEVES comer mas elimina, COMPLETAMENTE margarina, POR FAVOR!!:)))

      Eliminar
    2. Yeeehhhh! Fico tão contente de poder continuar a comer as "minhas" manteiguinhas Açorianas que são as melhores do mundo! Devo confessar que sempre comi manteiga e sempre detestei margarina! Em miúda a minha mãe tinha sempre margarina em casa e eu odiava o sabor dela por isso ela passou a comprar manteiga! Já experimentaste fazer creme vegetal em casa? Vi aqui http://www.escolhavegetal.pt/#receita  e pareceu-me fácil e saudável. Beijinhos

      Eliminar
  4. eu adoro manteiga mas confesso que ultimamente substitui praticamente todas as gorduras convencionais por óleo de côco. tenho adorado o sabor que deixa na comida e já noto muitas diferenças!
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente escolha!! Muito mais saudável, sem dúvida! ;)

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo com o teu post :) é chocante como a indústria tenta enganar (é mesmo esta a palavra certa) à custa de slogans "rico em ómega 6", "origem vegetal" etc, como se fossem coisas boas... se tiveres interesse vê o documentário GMO OMG, sobre alimentos geneticamente modificados (milho, soja, amendoim, por aí) é muito interessante. É importante desmistificar que a gordura não é toda igual, é preciso entender as diferenças e fazer opções corretas, mas para isso é importante estar receptivo à mudança o que me parece ser o mais difícil, são muitos anos a "ouvir" que a gordura faz mal, que os produtos light é que são bons (cheios de químicos) :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade! Está em preparação um artigo precisamente sobre a soja, que contamos publicar em breve. A informação consciente acima de tudo! Obrigada!

      Eliminar
  6. Também acho que as coisas não são tão lineares como as mentes conservadoras acham. Acho melhor manteiga que muita coisa, especialmente se for clarificada :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o Post, parabéns. Abraços Karol Borges (www.vivendoleve.com.br )

    ResponderEliminar