sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tudo o que devemos saber sobre as bolachas/Quais as melhores Bolachas a comer?

 Adaptado de: Tudo o que se saber sobre Bolachas - Blogue Diário de uma Dietista

Hoje venho apresentar um artigo muito interessante que acho que todos nós temos dúvidas sobre o mesmo.
Posso comer bolachas? As bolachas maria são efetivamente as melhores para consumo como é dito? Quais as melhores bolachas para consumir?
Maior parte das bolachas são todas ricas em açúcar e farinhas refinadas, têm um elevado índice glicêmico ou seja o seu açúcar é rapidamente absorvido para a corrente sanguínea, provocando um pico de glicêmia (hiperglicemia) seguida de uma hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue). Acontecido isto irá causar um desconforto, fome, necessidade de mais açúcar.
Para quem não sabe estas rápidas subidas de açúcar no sangue são causadoras de formação de gorduras visceral ( A gordura visceral é a que se acumula nas camadas mais profundas do abdômen, envolvendo os órgãos internos como o coração, figado, estômago, rins, intestinos e pâncreas).

Vamos analisar as informações nutricionais das bolachas maria, que são muitas vezes recomendados infelizmente por profissionais de saúde e até dadas em dietas de hospital, escolas etc...


Lista de Ingredientes da Bolacha Maria:
Farinha de trigo, açúcar, gordura vegetal de palma (saturada), xarope de glucose (ou seja mais açucar), soro de leite em pó, sal, antioxidante, emulsionante, aroma (E's s + e's = químicos).

Resultado?
A dose indicada são 4 unidades, ou seja, podemos lanchar 4 bolachas maria, o que irá fornecer ao nosso organismo: 111kcal, 3g de gordura, 6g de açúcar (1 pacote de café), menos de 1g de fibra.
Provavelmente o que acontece é que quando terminarmos de comer as 4 bolachas, teremos vontade de comer +4+4+4 ou seja o pacote inteiro!.
Isto acontece porque a bolacha tem um textura crocante que faz estimular os centros de prazer cerebrais, incentivando o consumo e inibindo os sinais de saciedade, são "viciantes".



Bolachas ricas em fibra/integrais/água e sal serão as melhores:
Estas bolachas até tem uma maior quantidade de fibra do que as comuns, porém continuam a ter açúcares e gorduras más e muitas outras desvantagens. Assim como as inofensíveis "água e sal" 
Estas  4 marcas (Pro-alimentar/continente/vieira), todas tem um valor calórico superior a 400kcal/100g conforme podemos ver e pela experiência que já tive é muito fácil comermos 100g de bolachas (+ ou - 20 bolachas).
É obvio que as Maria com chocolate têm mais açúcar e gordura e calorias totais, contudo se verificarmos na tabela as (Proalimentar/continente/vieira) "supostamente mais saudáveis" apesar de terem uma boa quantidade de fibra expeto as vieira contém entre 5 a 8g de açúcar e 8 a 14g de gordura (desta quase metade é saturada!)

Serão uma opção melhor do que as Maria?
Na minha opinião NÃO!

E as famosas bolachas (Proalimentar - Belvita) que tanto " se fala" serem ideias para o pequeno almoço serão melhores?

Eu pessoalmente já conhecia estas bolachas e quando me dizem serem adequadas para um pequeno almoço etc... eu simplesmente sorrio, deixa me assustada  ouvir isto!

Estas bolachas com valores calóricos entre 439 e 469kcal/100g, estas bolachas contêm entre 22 a 29% de açúcar refinado ou seja (3 a 4 pacotes de açúcar para café), em média 16% de gordura (1 pacotinho e meio de manteiga) e ainda menos fibra do que as integrais. 

Parecem a melhor opção para começar o dia?
Na minha opinião NÃO MESMO!

E será que será que existem no mercado bolachas melhores para consumirmos? Claro que sim! Ora vejamos estas que aqui deixo com menos açúcar e gordura:


Bolacha Tradicional integral 
Os ingredientes são mais saudáveis, não contendo açúcar, mas sim melaço de cana, bem como óleo de girassol. 
Podemos fazer 1 unidade num pequeno lanche, por exemplo a meio da manhã, ou 2 unidades num lanche da tarde.

Bolacha Marinheira
As Marinheiras são semelhantes as tostas, pois não contêm qualquer açúcar!
São ainda feitas com azeite e fermento biológico.
Cada Marinheira tem 8g, pelo que a dose indicada por lanche são 3 unidades. A variedade "Integral" é também uma boa opção nutricional. Mas eu sugiro as de chia são fantásticas!

Galetts de Arroz ou Milho s/sal
As galettes de arroz ou milho também são uma ótima opção, tendo uma lista de ingredientes muito curta: Arroz (96,2%), Sementes de Girassol (3%) e Sal.

O que valorizar no rótulo das bolachas? 
Não podemos  deixar-nos levar por designações como "integral", "rico em fibra" ou "sem sal". 
Temos de analisar o rótulo completo com os ingredientes que tem e certificar que o açúcar e as gorduras vegetais não existem, ou pelo menos estão nos últimos ingredientes.
Importante ainda é valorizar o tipo de gordura ou açúcar, por exemplo, se for azeite ou mel já têm algumas vantagens para a saúde.

Depois verificar a informação nutricional:
  1. O valor energético/calórico deve ser inferior a 400kcal/100g
  2. Os açúcares ("dos quais açucares") devem ser inferiores a 6g/100g.
  3. As gorduras totais devem ser inferiores a 15g/100g ou conter essencialmente gorduras insaturadas.
  4. A fibra deve ser superior a 10g/100g
  5. O sódio inferior a 1mg/100g.
Conclusão:
Se me perguntarem se prefiro bolachas ou pão.... eu escolho sem pensar o pão! Tem mais fibra e não tem açúcar nem gordura (depende do pão claro!)

Mas sem dúvida sem ser ao pequeno almoço as bolachas marinheiras bem como as Gallets de Arroz ou Milho s/sal e as bolachas tradicionais integrais são ótimas opções para lanches entre refeições (=

17 comentários:

  1. Hummm optimas dicas nos trazes hoje.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/fettucine-de-abobora.html

    ResponderEliminar
  2. há pro aí bolachas que são apregoadas de dieta e light, mas que realmente o que fazem é aguçar o apetite, e comer cada vez mais.
    Obrigada pelo teu artigo.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Eu também não acho grande piada a essas bolachas... Principalmente belvita e afins, não devia ser permitido publicitar e apregoar que são saudáveis e que se alguém as comer fica com a barriga lisa e blablabla e depois esconder lá dentro toneladas de açúcar e gordura...
    Mesmo as maria e água e sal há muita gente que come com a justificação de que não tem muitas calorias, mas a parte mais importante não cumpre, que é serem baixas em açúcares e gorduras más. E depois essas mesmas pessoas não comem bananas ou abacates porque "essas frutas engordam"...
    Acho que com "A dose indicada são 4 unidades, ou seja, podemos lanchar 4 bolachas maria, o que irá fornecer ao nosso organismo: 11kcal..." querias dizer 111, até porque é o que está acima :) Teclados idiotas, o meu já nem esc tem :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã obrigada querida quis diz sim 111 kcal ehhehe 11 era impossivel para as tonelas de açucar e gordura que elas tem:(

      concordo contigo plenamente!!!!

      Não comem abacates nem bananas porque simplesmente são super caloricas!!!! Meu deus se isso fosse o mais importante esqucessem da gordura saudavel que o abacate tem e do ferro, magnesio etc que a banana tem emfim fico feliz de haver pessoas como tu a pensarem assim querida beijinho muito grande:)

      Eliminar
  4. Ahhhhhhhhh marinheiras de chia tão bom! :D

    ResponderEliminar
  5. Olá, aonde posso comprar as marinheiras? por ignorância ou desconhecimento...nunca me despertaram a atenção....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)
      Hoje em dia com tantos alimentos é normal não conhecermos todos:)

      Estas marinheiras existem de chia, integral sem sal..... as melhores muito boas mesmo sao as de chia:)
      Continente, Jumbo, Pingo doce na parte dos alimentos para diabetes, vegetarianos.... existem lá estas bolachas é normal não encontrares em alguns continentes muitas vezes ou estão esgotadas ou não tem no momento elas esgotam muito depressa:)

      Alguma coisa dispoem:)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. E a comparação do preço desses produtos? É um fator cada vez mais importante!

    ResponderEliminar
  7. Comprei bolachas de arroz integral biológicas, sem sal, sem gordura, sem açúcar da marca caçarola. Li num site que mesmo tendo arroz integral este tipo bolachas perde as propriedades quando são prensadas a altas temperaturas para bolacha ficar tipo " esferovite", e que até ficam com químicos perigosos para a saúde. Gostaria de saber se isso é verdade?

    ResponderEliminar
  8. Olá! As bolachas Marinheiras têm demasiado sal! Chega a ser 1,7g por 100g de produto, o que é mais do que o sal presente nalgumas batatas fritas de pacote! Vale a pena experimentar as Marinheiras sem sal, nunca provei! Concordo consigo, sou nutricionista e acho ridículo ensinar-se nas universidades e recomendar-se em em consultas bolachas maria e de água e sal para o lanche e merendas. Até breve!

    ResponderEliminar
  9. Está muito interessante este artigo. Infelizmente as mensagens de marketing atingem bem o consumidor na hora da escolha dos produtos que querem comprara e basta usar palavras e como expressões "saudável", "rico em fibra", "com maior teor de fibra", "sem açúcar" e vamos todos na onda. Eu gosto sempre de olhar para os rótulos e um dos primeiros indicadores que comparo é o do teor de gordura: se tem mais gordura não pode ser mais saudável. E uso um teste infalivel para mim: como tenho problemas de vesicula e reajo sobretudo a alimentos gordurosos, se as bolachas me deixarem enjoada então não são saudáveis!
    Beijinhos e continuação de um bom trabalho como este!
    Carla

    ResponderEliminar
  10. E lá se vão as bolachas Maria :-)...
    Tenho q voltar a apostar nos chás, frutas, frutas desidratada e frutos secos.
    Bom artigo!

    ResponderEliminar
  11. No Minipreço também vendem Marinheiras (e nas lojas do mesmo grupo, agora não me recordo do nome). As sem sal são igualmente boas :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho algumas duvidas, lê-se tanta coisa que se acaba por não saber muito bem definir o certo do errado em termos de alimentação, em relação a chia, nunca provei, estou tentada a experimentar em sumos, iogurtes, até porque pelo que tenho lido deve-se sempre colocar em líquidos antes de consumir, uma vez que elas incham, e penso que houve um caso de um homem que comeu algumas sementes a seco e depois bebeu agua e sufocou... a minha duvida é se estas bolachas já têm supostamente a semente inchada, sem haver problema de beber algum liquido enquanto consumimos a bolacha, talvez esteja a dizer um grande disparate e peço desculpa pelo meu parco conhecimento em relação a estes super alimentos que me deixam sempre na duvida na hora de os consumir. Outra questão, é que bebo sempre chá sem açucar antes de dormir, e gostava de saber se poderei acompanhar com uma marinheira ou bolacha tradicionalmente integral, porque não conseguir beber o chá sem deixar de consumir algo e gostava de saber as opções mais saudáveis. obrigada

    ResponderEliminar
  13. Filipa Guedes, deve ter feito aqui uma enorme confusão! Antes de mais, o caso que referiu - do alegado senhor que comeu as sementes de chia a seco e que "morreu" por ter bebido água em seguida - parece-me (para não afirmar, mesmo!) completamente descabido. As sementes de chia "incham", sim, mas muito (realço, muito!) ligeiramente e precisam de ficar de molho para terem esse efeito. E mesmo assim, a única coisa que ocorre é, por exemplo, se ferver água e colocar de molho as sementes, ficar-se com uma consistência menos aquosa e mais consistente. Mas, uma vez mais, tem de as deixar ficar de molho por algum tempo e de preferência com água quente.
    Esteja descansada que pode beber a água que quiser a seguir às bolachas marinheiras com chia e que nada lhe vai acontecer algo de mal se comer as sementes a seco (embora não entenda sequer este propósito, nem tampouco me parece agradável dado que elas são tão, tão pequeninas... Aliás, até me faz alguma impressão essa ideia! Não é a mesma coisa que comer bagas de goji, sementes de abóbora tostadas ou girassol, que são sementes que se podem "trincar") e beber água em seguida ;)

    ResponderEliminar