terça-feira, 17 de junho de 2014

Alimentação na Praia "O que comer e não comer?"

Este artigo teve como base um artigo publicado pela Drª Catarina Felix do Blogue Diário de uma Dietista


Este artigo no meu ponto de vista é muito interessante tanto para quem faz reeducação alimentar como para quem quer manter ou ter uma vida mais saudável.

O verão já se encontra a aproximar e com ele os dias longos de praia e as tão esperadas férias! 

Tal como eu já tive, sei que muitos de vós, têm dúvidas acerca do que comer e não comer nestes dias acabando por fazer quase sempre excessos alimentares.

A verdade é que tanto nas férias, como nos dias de praia os mesmos parecem ser longos e extenuantes. Contudo, a maioria de nós não gasta mais calorias do que num dia normal, a não ser que seja uma pessoa bastante ativa e pratique desporto. Pelo contrário, é provável que passe mais tempo sentado ou deitado (na toalha).


Ainda assim, é comum ver-se grandes geleiras e petiscos constantes de alimentos muito calóricos tanto em adultos como crianças a comerem: Sanduíches variadas, batatas fritas, salgados, doces, bolachas, gelados, sumos, etc. Ou seja, tudo o que faz o peso aumentar, logo quando a exposição do corpo é máxima e todos queremos estar em forma.
Como tal devemos evitar MESMO bolachas, snacks doces e salgados, álcool e refrigerantes. 

Nota Importante: Toda esta alimentação que aconselho a terem na praia não implica que uma vez por outra não possam saborear de um bom gelado, bola de berlim ou outro alimento que gostem (eu própia faço), temos sim de aprender a reeducar nosso corpo, e reeducando não significa proibi-lo de consumir alimentos menos certos, mas sim ensinar a comer as quantidades certas!

Tendo em conta estes aspetos deixo aqui  alguns conselhos que no meu ponto de vista são corretos para uma alimentação saudável sem excessos na praia de forma a poder ter umas férias saudáveis em todo os aspetos :)


  • Não comer mais vezes do que comeria num dia normal, ou seja, evite petiscar. Cinco refeições diárias são o ideal. 
  • Optar por alimentos práticos, pouco perecíveis como fruta fresca, iogurte, queijinhos baby bell light, ovos cozidos, como complemento opte por legumes frescos, lavados e arranjados, como talos de cenoura e tomate cherry. 
  •  Quanto às bebidas, cuidado com as açucaradas, mesmo as de “fruta natural”. Prefira água ou chá frio, se acharem necessário adicionem um pouco de adoçante em pó, bem como canela e casca de limão.
  • Para um almoço é de evitar as sanduíches como normal fazemos onde levamos 2/3 ou mais! com fiambre, queijo, chouriço ou patê de atum ou frango com (Maionese). Em vez disto podemos sempre por optar por antes por levar uma salada variada com vegetais e legumes  onde podemos  juntar vários ingredientes saciantes e ainda juntar um molhinho saboroso.(opcional) ou ainda 1 Sandes com pão de cereais onde podemos acrescentar igualmente ingredientes saciantes e saborosos a gosto ou até levar fatias de rolinho de omelete recheados a gosto......

Deixo a baixo opções para poderem construir uma boa salada / sandes:


Vegetais Crús (Para a praia acho que sejam os melhores a usar nas às saladas/sandes)

  • Alface
  • Agrião
  • Espinafres
  • Beterraba crua ou cozida
  • Couve rocha
  • Couve lombarda cortada muito fina
  • Cenoura
  • Rabanete
  • Pepino
  • Tomate
  • Rúcula
Ingredientes para acrescentar às saladas/sandes
  •      Atum em água
  •      Ovo cozido
  •      Claras mexidas (1 gema + claras à descrição)
  •      Cubinhos de fiambre de aves
  •      Salmão fumado desfiado
  •      Presunto sem gordura (baixo teor de sal)
  •      Delicias do Mar
  •      Camarões
  •      Cubinhos de queijo magro
  •      Frango (Assado ou Cozido) desfiado                                                                                         
           Molhos Saudáveis
  •       Vinagre balsâmico + Fio de azeite e um Fio de mel (juntar tudo num frasco e mexer)
  •        Vinagre balsâmico misturado com mostarda de preferência  dijon (juntar tudo num frasco e mexer)
  •      Azeite, vinagre, ervas aromáticas (manjericão, salsa, cebolinho, oregãos)  (juntar tudo num frasco e mexer )
  •     Molho de Iogurte ( 1 c.(sopa) de cebolinho ou salsa, coentros, manjericão + 1 dente de alho + 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico + 1 c.(sopa) de azeite + 1 Iogurte natural magro + Sal e pimenta a gosto. Com um robô de cozinha, picar todas as ervas juntamente com o alho e envolver no iogurte a mistura de ervas e alho, o vinagre balsâmico e o azeite. Temperar tudo com sal e pimenta.

    Já estou a preparar algumas receitas de opções ótimas  para levar  para a praia, sugestões que já referi aqui anteriormente em breve irei publicar aqui no blogue.
Para já deixo apenas algumas fotos para vós deixar a pensar um pouco (=.......fiquem atentos pois acho que vão adorar (=


13 comentários:

  1. Gostei do artigow eu detesto ir carregada pra praia mas levo sempre, água, fruta e salada, no entanto não dispenso a minha sandes com frango ou patê e alface ;)

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  2. Queria Marisa quando publicar aqui as minhas sugestões, se tiveres oportunidade de experimentar acredita que colocas a sandes de maionese de parte ehehehehhe:)

    Beijoca querida

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  3. Adorei as dicas. Serei visitante assídua.
    Joice Santini

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  4. Adorei as dicas. Serei visitante assídua.
    Joice Santini

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  5. Maravilhosa postagem e adorei a dica de molho! Parabéns!
    Beijos
    CamomilaRosa

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  6. Dicas muito úteis para o verão, o calor aperta e só apetece praia.

    Excelente e maravilhosa como sempre nas publicações.

    Beijinhos
    Tânia

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  7. Bom dia Vanessa,
    Ótimas dicas, muito úteis, nós aqui temos praia o ano inteiro então temos de estar sempre atentos.
    Beijo,
    Vânia

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  8. Nossa, eu vi seu processo de emagrecimento e fiquei impressionada! Parabéns gata!
    Eu entrei nesse processo com muita calma e sem pressa, mas os resultados virão.
    Beijoo!
    http://jessicanalutaparaemagrecer.blogspot.com.br/

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  9. Ai mas o que é essa coisa amarela com óptimo aspecto? Parece uma torta cheia de doce de ovo mas, como não brincamos em serviço, de certeza que é algo ainda mais interessante! :p
    Ansiosa pela receita!

    Beijinhos
    www.dietaparatotos.wordpress.com

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  10. Ando sempre à procura de posts e artigos deste género ! com informaçãoes úteis para uma alimentação mais saudável !

    Para mim, o Verão só começava quando comia uma bola de berlim na areia, mas agora tento ter opções mais saudáveis em 95% dos dias :P

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  11. Ótimas dicas, Vanessa! Obrigada por partilhar.
    Bj,
    Lylia

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  12. Não apenas na praia, mas em qualquer viagem acredito que seja comum a vontade de comer mais e aproveitar diferentes pratos, mas sempre é preciso ter moderação, mesmo nos momentos de férias. http://www.planodesaude.net/

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  13. Excelentes dicas, eu mesma sempre tomo o cuidado com minha alimentação durante as férias e principalmente na praia, onde tendemos a exagerar e sair do controle. Mas com certeza vou acrescentar estas dicas ao meu cardápio.

    Alice

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