Fonte: Dr.ª Mafalda Rodrigues de Almeida
Blogue: http://www.loveat.pt
Com a variedade de óleos disponíveis hoje em dia, muitas são as pessoas que se questionam sobre as suas propriedades e diferenças relativamente às típicas gorduras animais, manteiga e banha. Se alguns têm dado lugar de destaque à margarina, outros questionam-se sobre o seu processamento e teor em gorduras trans. Mas afinal quais são as principais diferenças?
As Gorduras vegetais provêm da extração dos óleos de sementes ou frutos como a azeitona, os grãos de soja, os amendoins ou as nozes de palma.
De uma forma geral os óleos mais puros são os de primeira pressão a frio que não são submetidos a temperaturas elevadas. São 100% constituídos por gordura, o que faz com que apresentem 9Kcal por grama e mantêm-se líquidos mesmo a temperaturas baixas, exceto algumas exceções como é o caso do óleo de coco que se mantém sólido até aos 25ºC.
De uma forma geral os óleos vegetais contêm maioritariamente ácidos gordos insaturados sob duas formas: 1) monoinsaturados (ex: ácido oleico presente no azeite), 2) polinsaturados (ex:ácido linoleico e ácido linolénico, presentes sobretudo nos óleos de sementes e frutos secos). É também nos óleos vegetais que se encontram vitaminas lipossolúveis, A, D e E com propriedades antioxidantes e que auxiliam ao correto metabolismo das gorduras pelo nosso organismo. Devido a esta composição os óleos vegetais estão frequentemente relacionados com efeitos cardio e neuroprotetores, sobretudo aqueles que são mais ricos em ácidos gordos ómega 3.
Apesar de os óleos vegetais terem estas propriedades é importante lembrar que nem todos são
adequados para cozinhar.
Para cozinhar a elevadas temperaturas (ex: fritar alimentos ou fazer assados) deverá escolher óleos como:
|Amêndoa|Abacate|Avelã|Semente de girassol|Azeite extra virgem|Canola|Amendoim
Para cozinhar a temperaturas médias (ex: refogados ou estufados) poderá usar óleos como:
|Milho|Cânhamo|Sésamo|Soja |Coco
Apenas para temperar alimentos, quentes ou frios, sem sujeitar a temperaturas elevadas deverá escolher óleos de:
|Linhaça |Gérmen de trigoPara usar nos bolos deverá escolher óleos de:
|Azeite|Óleo de coco|Óleo de amendoim|Óleo de sésamo
Uso a mesma quantidade de uma destas gorduras que usaria de manteiga ou margarina (dependendo do que leva a receita). Estes óleos são mais saudáveis, deixam os bolos mais fofos e fazem com que eles durem mais tempo.
Se quiser reduzir nas calorias uso polpa de fruta ou de legumes para dar sabor e reduzo a gordura para metade. Ex: bolo de cenoura (2 cenouras raladas + 100ml de azeite)
Obrigado pela explicação, realmente hoje em dia com tantas gorduras à venda, torna-se difícil saber qual a escolher :)
ResponderEliminarGulosoqb
Muito esclarecedor. Eu uso azeite para quase tudo, mas sempre me disseram que o azeite não era muito bom para usar em altas temperaturas. Mas já fiquei esclarecida que se calhar para fazer uma omelete não há problema em usar azeite porque não é uma temperatura assim tão alta (ou se calhar até é, não faço ideia).
ResponderEliminarÓleo de milho e soja é de evitar...
ResponderEliminareu cá em casa já so uso... azeite, oleo de coco, oleo de noz e por vezes banha
Olá eu estou com uma dúvida e penso que você pode me ajudar... já estou há 2 semanas fazendo uma dieta com mais calorias (isto porque estive uns meses com uma dieta de apenas 500 cal diárias e parei de emagrecer ) faço caminhada de 1hora 5 dias na semana, mas mesmo assim o meu peso nestas ultimas duas semanas estagnou. A minha dieta atualmente é de cerca de 1100 cal diárias. Ajude-me, estou a perder a motivação por não ver resultados, e preciso perder ainda uns 4 kg..... obrigada
ResponderEliminarOlá querida
EliminarBem não sou nutricionista, mas em base no que sei e aprendi uma dieta com 500cal isso é completamente errado!
O facto de muitas pessoas eu também no passado já pensei assim comer pouco a pensar que perdemos peso é completamente errado.
Ao deixares de comer o metabolismo irá ficar mais lento e assim irás perder muito pouco peso ou nenhum!
Além do mais o facto de comeres muito pouco pode provocar uma ansiedade maior, em que vais acabar por comer coisas que não deves.... é o básico.
Sugeria que procurasses alguém que te possa ajudar a perder esses 4 quilos, mas que principalmente te ensina-se a ter hábitos alimentares mais saudáveis porque isso sim importa querida:)
Envia mensagem que posso ajudar-te nesse aspeto, conheço profissionais na área da saúde.
prazeressaudaveis@gmail.com
Grande beijinho querida e obrigada pela confiança