quarta-feira, 7 de maio de 2014

Beber Leite de Vaca? Sim? ou Não?

Fonte: Drª Catarina Felix Cachão

Blogue: http://www.diariodeumadietista.com/

Um das minhas dúvidas sempre foi se o leite de vaca seria saudável ou não beber....
Neste post podemos tirar todas essas dúvidas (=

Tal como tudo em ciência, existem diversas teorias suportadas por trabalhos científicos, uns mais credíveis que outros. E assim, existem acérrimos defensores do sim (consumir) e do não (não consumir).

No "blog do Dr. Victor Sorrentino". Este médico faz uma autêntica apologia ao NÃO que aconselho a lerem!

É certo que o leite atual é sujeito a um processamento que o altera face ao "de antigamente". Desde logo porque tem menos micro-organismos (pasteurização/esterilização) e menos gordura! Por outro lado, tem-se alegado que o leite está contaminado com diversos pesticidas e outros agrotóxicos, mas também antibióticos e hormonas em excesso. Estas parecem estar relacionadas com o aumento do risco de alguns cancros (ovário, próstata, mama) e de outras doenças crônicas, segundo os estudos apresentados no blogue supra referido. 

Por outro lado, o leite é um alimento completo, que contém uma enorme quantidade de nutrientes essenciais. Vários estudos epidemiológicos demonstraram o efeito benéfico do consumo de leite. Tendo evidenciado um efeito protetor contra varias doenças: enfarte agudo do miocárdio, AVC, diabetes, vários cancros, demência. Veja também a pesquisa efetuada por um Dietista no seu blogue "Exercício e Nutrição", defensor do SIM ao consumo!

Pois bem, eu adoro leite! Não vivo sem beber leite e seus derivados. Neste sentido, temos que fazer uma avaliação geral dos prós e contras!

A principal teoria que suporta o NÃO, especialmente na população desportista, prende-se com a estimulação da insulina. Saiba que: Para aumentar o produção de leite, as vacas são medicadas com hormona do crescimento (GH), que prolonga o tempo de lactação. Por sua vez, a mesma GH atua sobre o fígado bovino (entre outros tecidos) estimulando-o a produzir Insulin-like Grow Factor (IGF). Ou seja, o leite contém elevadas concentrações desta hormona, que atua no pâncreas humano e produz insulina! Deste modo, o leite e os seus derivados (com excepção do queijo) desencadeiam respostas insulinémicas rápidas, com as subsequentes descidas de açúcar no sangue (hipoglicêmias). 

Em desportistas e indivíduos que estão a perder peso, esta não é uma situação desejável, já que diminui o rendimento e a capacidade física, podendo haver um mal estar geral e uma maior conversão de açúcar em reserva um mal estar geral e uma maior conversão de açúcar em reservas de gordura.  Então que alternativas podemos ter ao leite? Existem sim outras bebidas, que na realidade são"extratos" de cereais, leguminosas ou oleaginosas ( bebida de soja, amêndoa, arroz, aveia). 

Contudo estas são muito açucaradas, têm proteínas de baixo valor biológico, pelo que a sua absorção é também rápida! Neste caso não pelo efeito estimulador de insulina, mas pelo seu elevado índice glicêmico (velocidade a que os açucares passam para o sangue).
Para além disso questiona se ainda a biodisponibilidade do cálcio e a quase inexistência de Vitamina D. Desta forma e sugiro que o consumo de derivados de leite como o iogurte, queijos brancos. 
Porque pelo processamento a que foram sujeitos têm menores quantidades índice glicêmico.Quanto à própria bebida, podemos sempre optar por leite do dia, que foi sujeito apenas a pasteurização e não esterilização, conservando alguns probióticos. Ou mesmo por leite "biológico", cuja marca tenha um selo de garantia (animais não estimulados com hormonas).                                         

Resumindo tudo isto a minha opinião sobre o leite é a seguinte, cada um de nós deve respeitar a sua preferência/ hábito alimentar ou mesmo as reações do seu organismo. Existem imensas pessoas que são intolerantes/ alérgicas ao leite de vaca, tal como outros alimentos propícios a alergias (camarão, ovo, nozes). Enquanto outras toleram lindamente e "não vêem a sua vida sem lacticínios". ´Devemos pensar que o nosso organismo não deve ser "sujeito" a inúmeros alimentos/ bebidas que consumimos atualmente (bolachas, doces, carne de porco, álcool, refrigerantes, aditivos alimentares, etc). Portanto, cada pessoa deve ponderar o consumo de leite animal ou substitutos vegetais, de acordo com o que SENTE! 

A alimentação saudável deve ser um objetivo e não um dogma. Não devemos viver obcecados com os contaminantes, hormonas, pesticidas e o seu efeito na nossa saúde. Devemos sim ser vigilantes e preocupados. Sabemos que questões polémicas existem e existirão acerca de todos os alimentos e até da água!
O segredo está no equilíbrio e diversificação alimentar. Se beber leite leite lhe dá prazer então beba! (=

30 comentários:

  1. Vim retribuir a tua visita, e estou a gostar muito.
    Actualmente comecei a beber leite de soja - não me sentia bem a beber leite de vaca ( cheguei a ter intolerância em pequena), e agora sinto-me bem melhor.

    ResponderEliminar
  2. Oi Vanessa,
    Aqui em casa consumimos de tudo um pouco, leite de soja, outros leite e o de vaca desnatado, considero que caso não existam restrições devemos consumir tudo moderadamente.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por partilhar Vanessa.
    Espero que esteja tudo a correr bem.
    Um bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Drª é com muito gosto que partilho, pois são artigos que são muito benéficos para a nossa vida.

      Eliminar
  4. Oii Vanessa! Muito bom post =)
    Essa realidade do leite é muito complexa!! Vai bem além do que imaginamos.. Mas, defendo o consumo moderado e não à extinção total.
    Eu amo leite e derivados =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amo também mas lá esta tenho que consumir muito moderamente porque não reajo bem:)

      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Concordo plenamente com as tuas conclusões. Eu defendo que com moderação não faz mais mal que muitos outros produtos que consumimos e que se dizem saudáveis...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Oie! Adorei o post! Minha nutri pediu pra eu reduzir o consumo de lactose, deixando apenas para os derivados do leite... leite mesmo, só o de soja...rsrs... ja faz 15 dias e eu estou muito bem... até meus gases diminuiram!

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leite de soja não gosto infelizmente:/

      Como é doce não gosto nada.... Por isso opto quando me apetece leite beber do leite fresco do dia é muito melhor e não me sinto tão mal:)

      Beijinho grande

      Eliminar
  7. Olá,

    A minha nutri nunca me pediu para reduzir o consumo de leite... Até pelo contrário, não me deixava beber leite magro mas sim meio gordo.
    Agora passei a beber leite magro por opção minha e faço iogurtes em casa (iogurtes de gelatina, iogurtes de café, iogurtes de limão, etc.)
    Ao longo do dia como 3 a 4 iogurtes e o meu copo de leite ao pequeno-almoço...

    Beijinhos,
    Clarinha
    (Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante o teu post! Ainda há pouco tempo tive uma conversa com a minha cunhada sobre este assunto! Ela é favor do não e eu do sim, consumo moderado como em tudo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Um artigo muito interessante, completo e ponderado. Obrigada por partilhar!

    Um argumento que me chateia nesta discussão sobre o leite é o de "o ser humano é o único animal que bebe leite depois da infância e ainda por cima de outros animais".

    Quantas vezes já ouvi isto... e não faz sentido nenhum. Também somos o único animal que cozinha os alimentos, que toma medicação, que sabe ler e escrever, que usa a internet, etc, etc, etc. E não é por isso que é mau.

    Filipa

    ResponderEliminar
  10. Olá Vanessa,
    Achei este post super interessante. Nunca gostei muito de leite, e de facto não sinto muita falta dele... prefiro comer iogurtes e, mais recentemente, quark magro (muitas proteínas e pouca gordura). Como muito iogurte de soja e fiquei curiosa quanto a uma coisa... em termos de nutrição, será o iogurte de soja melhor do que o leite de soja?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Inês o iogurte de soja tal como as bebidas de soja, amêndoa, arroz, aveia) são uma ótima alternativa ao leite e iogurtes de vaca contudo, estas são muito mais açucaradas, e ainda têm proteínas de baixo valor biológico, pelo que a sua absorção é, também, rápida! Neste caso, não pelo seu efeito estimulador da insulina, mas pelo seu elevado índice glicémico (velocidade a que os açúcares passam para o sangue). Para além disso, questiona-se a biodisponibilidade do cálcio e a quase inexistência de vitamina D.

      Para quem quer perder peso não sugiro estas bebidas apenas pelo facto de serem muito açucaradas, já experimentaste leite do dia?, este é apenas sujeito à pasteurização e não esterilização, conservando alguns probióticos. Ou mesmo por leite "biológico", cuja marca tenha um selo de garantia (animais não estimulados com hormonas).

      Espero ter ajudado querida:)

      Grande beijinho

      Eliminar
  11. Muito obrigada pela opinião em relação ao meu blogue, fico contente que tenhas gostado. Adorei aqui o teu cantinho e tens dicas maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Vanessa!
    Não conhecia o teu blog mas já me conquistaste com este post (e com as receitas claro!)
    Este é um tema muito controverso e em que muita gente assume atitudes radicais, apenas por falta de informação e "modas".
    Parabéns pela excelente exposição! E sim, sou uma defensora do leite!
    Continuação de bom trabalho :)

    www.dietaparatotos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  13. Olá

    Obrigada pela visita no meu Blog !

    interessante o teu post!

    Abracos

    ResponderEliminar
  14. O único animal que bebe leite em adulto é o Homem.

    ResponderEliminar
  15. ótimas dicas.
    Instruções de Norma Vidro Laminado Guardo Corpo, Sao Paulo - SP

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo blog.
    Elegância em Lousa de Vidro BH, Sao Paulo - SP

    ResponderEliminar
  17. Está de parabéns,
    Modernidade em Lousa de Vidro Temperado, Sao Paulo - SP

    ResponderEliminar