sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Exageros de Natal comer ou não comer?



O Natal está mesmo a chegar, e com ele, todos os pratos e doces típicos desta época. Rabanadas, bolo-rei,filhoses, letria, arroz doce, sonhos, bacalhau e tantos outros doces são o motivo para preocupação para quem quer perder peso e também para quem quer manter.

Geralmente no Natal cometemos excessos na comida e alimentação muito calórica, basicamente. No Natal, sabe sempre bem quebrar as regras de uma alimentação saudável, até porque a ocasião perdia toda a piada sem os doces tradicionais. Esta é uma altura em que há maior tendência para os excessos com a ingestão de bebidas, consumo elevado de sal, de açúcar e de fritos.

O normal é maior parte de nós arranjarmos sempre desculpas para comermos nesta altura sem arrependimentos, porque é um momento de festa, porque o ano está a acabar, porque adoram as sobremesas do Natal e por aí adiante… 

No entanto, na minha opinião o problema está também no comportamento de cada um, que acaba por levar ao exagero alimentar. Não é a ceia de Natal que temos de mudar, mas sim o nosso comportamento na hora da refeição.

Então o que fazer para controlar o peso e promover a saúde numa época como esta?

  1. Na minha opinião em primeiro lugar, não devem deixar de comer na consoada só pela perda de peso, isso está errado!!! A insatisfação leva-nos a compensar noutro momento qualquer, já passei por isso e sei bem o que é.
  2. Lembrem-se que o Natal são apenas 2 dias e não o mês todo de dezembro (=
  3. Nas refeições principais como o bacalhau optar pelo tradicional ( cozido acompanhado com bastante legumes, batata cozida e ovo.
  4. Na preparação das sobremesas, reduzir o açúcar e gordura. Use antes açúcar amarelo ou mascavado, e substitua o leite meio gordo por magro e as natas por natas de soja ou iogurte natural.
  5. Manter os horários normais continuando a tomar um bom pequeno almoço, pois tomando um bom pequeno almoço ajuda a controlar o apetite durante todo o dia.
  6. Evitar longos períodos de jejum, antes do almoço ou jantar, comer uma peça de fruta ou uma sopa para controlar o apetite.

Se estás a fazer reeducação alimentar ou queres manter o teu peso, não te preocupes se não resistires a uma rabanada, arroz doce, fatia de bolo rei etc.... Estes doces oferecem o prazer único em dois dias do ano de uma consoada tradicional, recheada de aromas e sabores fantásticos e característicos e que valem a pena desfrutar.

Na minha opinião as festas são para aproveitar e não ficarmos com remorsos de ver os outros a comemorar. Basta terem alguma atenção e depois do natal voltarem a vossa rotina normal.

Se engordarem 2 quilos.... eu também já engordei, mas depois importa é não tornarmos como hábito essa rotina, e sim voltarmos a uma rotina diária saudável.

E não esquecer de fazerem Exercício Físico ehehehheheeh (=




Feliz natal a todos!!!

E não se esqueçam Sejam Felizes....Sejam Saudáveis (=

6 comentários:

  1. Feliz Natal querida

    Eu vou aproveitar, com equilíbrio e moderação ;) E tens razão o que realmente importa é a maneira como reagimos a tanta comida...podemos aproveitar sem dúvida esta quadra natalícia sem exageros!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Querida Vanessa,
    Votos que tenham um ótimo Natal, repleto de alegrias e harmonia.
    Que o Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para realização de novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o mundo.
    Feliz Natal e próspero Ano Novo!
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Estes dias comece mais um pouco mas os exageros cometidos desde o Ano-Novo até ao Natal são ainda mais graves do que se come nestas duas semanas.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-natal.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Vanessa!
    Queria desejar-te um Bom Ano e aproveitar para responder à pergunta que me fizeste nos comentários do post do Mac&Cheese, lá no meu Lume Brando. Peço desculpa por não ter respondido na altura! As panelas bonitas que têm aparecido no meu blog são da marca francesa Le Creuset. No meu caso, são fruto de uma parceria que fiz com a marca, a convite da mesma, mas sei que se vendem no El Corte Inglés. Podes saber mais aqui: https://www.facebook.com/LeCreusetPortugal

    Espero ter ajudado.
    Feliz 2015!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Olá, meu nome é Bruna. Adoro seu blog e decidi fazer um para mim também. Gostaria de saber se posso postar umas dicas suas lá no meu blog (claro, citando a fonte do seu!!), já que eu te sigo! Se tudo bem, aguardo contato! Se curtir o que escrevo me siga também!! :).Bjokas BRUNA CAROLINE

    ResponderEliminar