terça-feira, 28 de novembro de 2017

Bolachas de Chocolate com Manteiga de Amendoim e um Amor para Toda a Vida




As Bolachas ainda continuam a ser um grande problema na alimentação de muitas pessoas.

Infelizmente os portugueses continuam a consumir em grandes quantidades sem noção da quantidade de açucares e gorduras que elas contêm.

Ainda temos incutido que as bolachas de água e sal ou as famosas bolachas de leite (Maria), são as mais saudáveis, no entanto, até estas tem quantidade elevadas de manteiga, deixando assim o termo “saudável”, pouco enquadrado.

Lamentavelmente, não existem bolachas verdadeiramente saudáveis nos supermercados devido ao excesso de manteiga e açucares que elas possuem.

Por norma as minhas bolachas são feitas em casa ou então substituo por tortilhas de milho ou arroz ou por vezes as marinheiras de chia, que adoro!

Confesso que pessoalmente nunca fui fã de bolachas, nunca substituiria um pão por bolachas.

Quanto tinha os meus famosos 112kg, em minha casa não ligávamos a petiscos ou doces, os nossos hábitos alimentares passavam pela comida cozinhada em grandes porções (risos).


Falando agora do amor para toda a vida…. <3

Quando tenho em minha casa a M, para quem não sabe a M é a  minha filha de coração, uma criança linda e dócil.

Quando a conheci, tinha apenas um aninho e meio, tive algum receio, era uma aventura para o qual eu nunca pensei estar preparada com apenas 22 anos, mas o amor e a alegria que esta criança trouxe há minha vida é mágico, e não trocaria momento nenhum que passei e passo junto dela e por isso mesmo ela hoje é o meu tesouro, o meu mais que tudo.

Sei que não sou a sua mãe, mas isso nem sempre é o mais importante, ao fim de 5 anos, vejo-a como minha, e trato-a como tal, quero o melhor para a M e tento educa-la e guia-la com os valores que me foram passados pela minha avó, para que um dia seja uma grande mulher.
“-Vanessa, o que é o amor?

– Perguntou-me a M, quando tinha 3 anos.
– O amor, meu anjo? É quando gostamos muito, muito, muito de alguém e sentimos uma dor muito forte no nosso coração! – Respondi à M. Depois de pensar um bocadinho sobre a resposta que lhe dei, a M respondeu:

– Hummm!! Agora entendo Vanessa… Por isso é que quando me deste um abracinho ontem à noite antes de eu dormir, me doeu o coração, era o amor não era Vanessa?
Perante esta resposta apenas assenti e dei-lhe um forte abraço <3 As crianças são realmente incríveis.” 

Aos domingos tento sempre realizar uma atividade diferente com a M, mas este fim de semana ela escolheu fazer bolachas.
A M pede a Vanessa obedece :)

Receita: Esta receita foi adaptada através da receita do blogue Sweet Gula, receita original aqui.





Ingredientes (Aproximadamente 25 bolachas)
1 ovo
80g de açúcar de coco (usei da Iswari)
150 g de manteiga de amendoim (usei da eunutrion)
120 g de farinha de espelta integral (usei a bio do Aldi)
100 g de chocolate negro partido em pedaços
2 c. (sopa) de leite (usei da shoyce de quinoa)
1 pitada de sal
Confecção Tradicional
Na batedeira juntar a manteiga com o açúcar, e bater muito bem. Junte o ovo, e o leite à mistura e misture tudo até tudo incorporar bem. Juntar a farinha e bater novamente.
Juntar o chocolate e o sal e envolva tudo com uma colher de pau.
Moldar cerca de 25 bolinhas com a massa e fazer com a mão o molde das bolachas, depois distribuir por 1  tabuleiro com papel vegetal as bolachas.
Leve o tabuleiro ao frigorífico por 30 minutos, para fortalecer a forma das bolachas (não convém saltar este passo)!
Pré-aquecer o forno a 180ºC e depois colocar a cozer as bolachas por 10 a 15 minutos.

Confecção Bimby
Coloque todos os ingredientes no copo, com a excepção do chocolate e programe (15seg/vel 6).
Adicionar o chocolate e envolver bem com a ajuda da espátula. 
Moldar cerca de 25 bolinhas com a massa e fazer com a mão o molde das bolachas, depois distribuir por 1  tabuleiro com papel vegetal as bolachas.

Levar o tabuleiro ao frigorífico por 30 minutos, para fortalecer a forma das bolachas (não convém saltar este passo)!
Pré-aquecer o forno a 180ºC e depois colocar a cozer as bolachas por 10 a 15 minutos.

8 comentários:

  1. Eu sou como tu, o pão é mais problemático do que as bolachas. Como dizes as de agua e sal e as maria são menos más mas não deixam de ser terríveis. Não faço bolachas há séculos… as vezes fazia umas de aveia e limão. Vi aqui a receita e fiquei com vontade de meter as mãos na massa. A M pode não ser tua filha, mas é bonito esse carinho que tem uma pela outra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá shibobu as de água e sal um veneno sem açúcar mas cheias de gordura...
      Um grande beijinho e obrigada pelo carinho❤
      Volta sempre🤗

      Eliminar
  2. As crianças desarmam-nos por completo! Dizem coisas que nem me passaria pela cabeça! É tão giro! Por vezes são uns pequenos demónios, outras vezes uns grandes anjos!
    Hoje estamos em sintonia, também publiquei mais umas bolachinhas com pepitas! Adoro este tipo de bolachas! As minhas já acabaram por isso adorava roubar-te uma mão cheia delas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sei porque mas nao recebi nenhuma notificação de mensagem.
      So agora aquo a ler reparei nos comentarios.
      Desde ja um bom ano minha querida.
      Sim elas por vezes dizem coisas incríveis que nos deixam por vezes bloqueadas sem resposta😊
      Um grande beijinho❤

      Eliminar
  3. Olá, gostei do seu site. Você está interessada em vende-lo ?
    Entre em contato comigo janacape@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Ai, que delícia de bolachinhas! Estas tenho de experimentar! :)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar