quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Rolinhos de Ratatouille com Beringela


Uma tarde de sábado, o pão já tinha saído do forno, o cheirinho do pão em casa é tão bom :)
Quase sempre preparo 1 a 2 receitas no fim de semana para deixar alguns almoços para a semana, agora com a bimby sou sincera ela é uma ajuda tão grande na cozinha que como faço comida muito mais rápida opto por fazer quase sempre as receitas na hora.

Beringela é um dos legumes que mais gosto e a nível de saúde é um alimento muito rico, se tiverem interesse vejam :)

Ultimamente tenho gosto em fazer receitas vegetarianas, se consegui-se já não comia carne! mas ainda não consegui, portanto tenho confeccionado mais receitas vegan de forma a um dia destes conseguir talvez me tornar mesmo!

Atenção: Esta receita dá para muitos rolinhos, eu optei por não fazer a receita na totalidade em rolinhos e fiz metade rolinhos e outra metade fiz lasanha assim ficou diferente ehehehhe



Ingredientes (Para 7/8 Pessoas)
(Receita adaptada do livro 150 Receitas melhores 2012-Bimby)
2 beringelas pequenas cortadas em tiras fininhas (usei a minha mandolina da Borner)
130 g de cenouras cortada em pedaços
350g de curgete, cortada em pedaços
150g de cogumelos laminados
1 talo de aipo (opcional)
200g tomate pelado cortado aos pedaços
2 cebolas médias
2 dentes alho
coentros
azeite
sumo de 2 limões
chá de sal (marnoto)
pimenta qb (margão)
2 c. chá de oregãos (margão)
queijo magro ralado (não coloquei pois não tinha)

Ingredientes p/ o molho de pimentos
100g pimentos vermelhos assados
azeite
sal (marnoto)
coentros

Confecção Bimby
  1. Colocar as fatias de beringela na varoma e no tabuleiro. Regue com o sumo de limão, tempere com sal, pimenta e oregãos e deixe reservado 20 mint.
  2. Para o recheio, coloque no copo o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, a curgete, os cogumelos e os coentros, pique 5seg/vel 5 e refoque 5 min/varoma/vel 1.
  3. Adicione o tomate, o sal e uma colher de chá de oregãos e varoma com o tabuleiro e programe 15 min/varoma/vel 1. Retire e deixe arrefecer um pouco.
  4. Confirmar se as fatias ficaram cozidas!
  5. Em cada fatia de beringela colocar uma colher se sopa de recheio e enrole no sentido do cumprimento.
  6. Colocar os rolinhos de beringela num pirex e levar ao forno 10 minutos apenas para aquecer e caso queira coloque queijo ralado (não coloquei porque não tinha...)

    Preparação do Molho de Pimentos
    1. Coloque no copo todos os ingredientes e triture 20 seg/vel 9.
    Confecção Tradicional

    1. Cortar as beringelas em fatias com ajuda da mandolina, regue com o sumo de limão, tempere com sal, pimenta e oregãos e pincele-as com azeite e coloque-as em tabuleiros. Leve ao forno ate começarem a mudar de cor e estarem macias.
    2. Com ajuda da mandolina picar a cebola, cenoura e curgete.Reservar.
    3. Para o recheio, num tacho colocar o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, a curgete já tudo triturado,juntamente com os cogumelos e os coentros. Deixar cozinhar até os legumes começarem a ficar cozidos.
    4. Adicionar de seguida o tomate pelado, sal, os oregãos e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
    5. Retire e deixe arrefecer um pouco.
    6. Em cada fatia de beringela colocar uma colher se sopa de recheio e enrole no sentido do cumprimento.
    7. Colocar os rolinhos de beringela num pirex e levar ao forno 10 minutos apenas para aquecer e caso queira coloque queijo ralado (não coloquei porque não tinha...)

      Preparação do Molho de Pimentos Tradicional
      Coloque todos os ingredientes num copo ou algo que seja alto e triture com a varinha mágica.

      Utensílios
      Cortador de legumes (Borner)
      Tábuas (Gradirripas)


      10 comentários:

      1. Vou fazer amanha, tenho tudo o que é preciso! E também vou transformar o resto em lasanha! Beijinhos

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Olá querida:)
          Faz é muito boa aconselho a colocar queijo eu sou suspeita adoro queijo, mas acho que ficará muito melhor ainda:)
          Atenção ao aipo tem um sabor forte eu não coloquei meio talo apenas :)
          Depois mostra me como ficou:)
          Beijinhos

          Vanessa

          Eliminar
        2. Olá querida:)
          Faz é muito boa aconselho a colocar queijo eu sou suspeita adoro queijo, mas acho que ficará muito melhor ainda:)
          Atenção ao aipo tem um sabor forte eu não coloquei meio talo apenas :)
          Depois mostra me como ficou:)
          Beijinhos

          Vanessa

          Eliminar
      2. Hummm que delícia. Tenho de experimentar.

        Beijinhos,
        Clarinha
        http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/feliz-dia-de-aniversario-e-um-bolo-de.html

        ResponderEliminar
      3. Não aprecio beringela mas confesso que adoraria provar estes rolinhos

        ResponderEliminar
      4. Interessante, pena não não consigo imprimir.

        ResponderEliminar
      5. Que aspecto tão apetitoso. Deve ter ficado muito saborosos os rolinhos. Bjinhos!!!

        Bom fim-de-semana
        Tânia Tiago
        Bimby & Sabores da Vida

        ResponderEliminar
      6. Por acaso não uso muito beringela! Tenho de comprar e fazer uns rolinhos assim, lindos e apetitosos :)

        ResponderEliminar
      7. Que bom aspecto e que rolinhos apetitosos :P

        Estou curioso por experimentar!!

        http://deaprendizachef.blogspot.pt/

        ResponderEliminar
      8. humm tão bom Vanessa!! Já fiz rolinhos de beringela mas com molho de tomate nunca! É uma coisa que gosto muito! Beijinhos

        ResponderEliminar