terça-feira, 12 de setembro de 2017

Emagrecer com Saúde ou Viver em Dietas?



Como sabem já perdi quase 50 quilos, quando iniciei as minhas dietas, no qual aprendi a deixar de o chamar Dietas (Mais à frente vão entender).



A verdade é que cada vez mais existem ; dietas e mais dietas...

Na minha opinião acho que quando iniciamos a nossa perda de peso, tentamos todas as dietas e mais algumas de forma a ver qual conseguimos obter melhores resultados.

Recordo me ainda quando iniciei a minha “dieta”, que no primeiro mês perdi logo 7 kilos! Fiquei fascinada!!!

Nem queria acreditar quando vi menos 7 kilos num mês, como é obvio achei que aquela dieta era a melhor de todas.

Pois é! era uma dieta que não comida absolutamente hidratos nenhuns!

Como é lógico perdi 7 kilos, após alguns meses apesar de o peso já não baixar tanto e fazia o mesmo, continuei a não comer hidratos alguns, achava que era o melhor que podia fazer para perder peso e por esta razão assim o mantinha.

Como era de esperar após alguns meses perdi bastante peso, mas ganhei 5 grandes problemas!
1º Já ninguém me aturava, andava sempre irritada;
2º Tonturas constantes;
3º Não conseguia dormir;
4º Fazer desporto nem pensar eu nem energia tinha para pensar quanto mais para treinar.
5º Tristeza constante….
Pois é! Após 4 meses tinha perdido 25 kilos, mas a tortura era tanta que só me apetecia chorar todos os dias…

Bem, durante este tempo, apesar da dieta que fazia, eu continua sempre à procura de algo diferente e melhor, talvez a dieta milagrosa que sempre acreditamos que existe não é?

Pois bem, após estes meses que hoje posso chamar tortura, li tanto sobre dietas, que  chegou o dia que se fez luz na minha vida.

Esta luz fez me pensar e após tanta leitura já feita sobre nutrição, decidi que Dieta era a palavra errada na minha vida!

O que eu precisava mesmo era de reeducar a minha alimentação, aprendendo a comer com a mesma vontade que comia quando comia apenas comida errada.
(bla bla bla) é o que estás a pensar não é? Reeducar, prazer?

É altura em que algumas pessoas estão a ler isto e dizem prazer? Onde comer legumes é um prazer? Onde não comer bolos é bom?

Pois é, é  ai mesmo que entra a palavra reeducação alimentar!

Reeducação alimentar a palavra que mais uso hoje em dia, a palavra que me ajudou nesta minha luta contra o meu excesso de peso.

Aprendi a reeducar a minha alimentação e ai sim perdia peso com gosto, sentia me bem comigo própria, andava bem disposta, sorridente e com energia.

Segredo para perder peso para sempre é aprendermos a comer!

Não adianta fazer a dieta do ovo, dieta do grupo sanguíneo , dieta do PH… se não soubermos comer!

Em primeiro lugar temos de aprender a comer! Foi o que eu fiz!

Quando aprendemos a comer, criando assim hábitos saudáveis, como escolher os alimentos que nos fazem sentir melhor, aprendo a colocar alimentos de parte, pois percebemos que os mesmos não fazem qualquer significado consumirmos ,isso sim é importante! Isto sim é aprender a comer para a vida.

Parece mentira, mas os hábitos saudáveis são treinados, o nosso paladar é treinado….

Primeiro passo que devemos fazer é começar a confecionar alimentos de forma diferente.

A verdade é que se pouco a pouco começarmos a não comer alimentos que comíamos, começamos a deixar de ter vontade de os comer, tal como se começarmos introduzir alimentos que não comíamos, se os comermos com mais frequência, começamos a não conseguir passar sem eles.

Eu por exemplo adorava bolachas, assim que aprendi a ler o rótulo de alimentos e verificava que apenas uma bolacha podia ter entre 6g ou mais de açúcar, fiquei tão assustada que não as quis mais na minha vida.

Com isto, o que vós quero transmitir é que não procurem dietas milagrosas e dietas da moda procurem sim algum profissional de saúde que vós ajude a reeducar a vossa alimentação consoante a vossa vida, e consoante o vosso gosto alimentar!

Como é lógico podem sempre seguir regimes alimentares diferentes! Existem pessoas com intolerâncias alimentares, outras que até podem não ser intolerantes mas tem sintomas já visíveis e que provocam desconforto! Eu por exemplo com o leite…

Seja como for, nunca se esqueçam que uma alimentação equilibrada é um fator importante para conseguirmos ter uma melhor saúde.


Sejam felizes, sejam Saudáveis!


Se quiserem acompanhar o grupo de Emagrecer com Saúde que criei , basta clicarem no link do grupo! :)

3 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente! Acho que a "dieta" certa é mesmo a Reeducação Alimentar. Ainda há uns tempos atrás falava disso no meu blog, hoje em dia há tantas dietas diferentes, e estão constantemente a aparecer outras tantas, que chega a ser assustador. É certo que nalguns casos específicos será mesmo necessário fazer uma dieta específica, ou pelo menos adaptar uma às necessidades da pessoa. Mas para a maior parte dos casos a reeducação alimentar é tudo o que é preciso. Ao início parece difícil, mas é até bastante fácil. E é perfeitamente possível poder continuar a comer aquilo que gostamos, só temos é de adaptar para ficar mais saudável. Educar o nosso palato e a nossa mente é muito importante. Eu, por exemplo, sempre gostei muito de legumes e de fruta (e sim, como-os com prazer), mas não achava piada nenhuma a couve-flor, beringela e abacate! No entanto fui aprendendo a gostar e atualmente posso dizer que bem aplicados e bem cozinhados são muito saborosos! E para quem é muito guloso, posso garantir que há doces saudáveis verdadeiramente tentadores e deliciosos que nem nos fazem suspeitar que são saudáveis! Mas lá está, até na reeducação alimentar tudo deve ser ingerido com consciência. Lá por ser saudável não significa que possamos comer à vontadinha! É tudo uma questão de sensatez e equilíbrio! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Prazeres Saudaveis, adorei seu conteúdo! QUER EMAGRECER ATÉ 10KG EM 30 DIAS, SEM ACADEMIA OU DIETAS MALUCAS!

    ACESSE ESSE LINK E SAIBA MAIS:

    HTTPS://BIT.LY/APRENDAREITASDEEMAGRECIMENTO

    ResponderEliminar