segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dietas? Ou Reeducação Alimentar?




Como sabem já perdi quase 50 quilos, infelizmente o ano passado devido a um imprevisto de saúde engordei 15 quilos, tudo está a correr bem e esse peso rápido rápido irá à vida :)

Neste artigo vou falar um pouco de mim sobre como foi comigo quando inicie a Dieta, no qual hoje lhe chamo reeducação alimentar.

Aproveito para vôs dizer que criei o meu grupo no Facebook, é um grupo privado onde partilhamos receitas, sugestões e onde nos ajudamos umas às outras, sem julgamentos! Se quiserem participar é (Emagrecer com Saúde).


Pois bem, quando iniciei as minhas dietas, no qual aprendi a deixar de o chamar Dietas (Mais à frente vão entender).
A verdade é que cada vez mais existem dietas e mais dietas, umas sem glúten outras sem hidratos etc…

Na minha opinião acho que quando iniciamos a nossa perda de peso, tentamos todas as dietas e mais algumas de forma a ver qual conseguimos obter melhores resultados.
Recordo me ainda quando iniciei a minha “dieta”, que no primeiro mês perdi logo 7 kilos! Fiquei fascinada!!!

Nem queria acreditar quando vi menos 7 kilos num mês, como é obvio achei que aquela dieta era a melhor de todas.
Pois é! era uma dieta que não comida absolutamente hidratos nenhuns!
Como é lógico perdi 7 kilos, após alguns meses apesar de o peso já não baixar tanto e fazia o mesmo, continuei a não comer hidratos alguns, achava que era o melhor que podia fazer para perder peso e por esta razão assim o mantinha.

Como era de esperar após alguns meses perdi bastante peso, mas ganhei 5 grandes problemas!
1º Já ninguém me aturava, andava sempre irritada;
2º Tonturas constantes;
3º Não conseguia dormir;
4º Fazer desporto nem pensar eu nem energia tinha para pensar quanto mais para treinar.
5º Tristeza constante….
Pois é! Após 4 meses tinha perdido 20 kilos, mas a tortura era tanta que só me apetecia chorar todos os dias…


Durante este tempo, todos os dias procura algo diferente e melhor que me podesse ajudar a perder ainda mais peso, talvez a dieta milagrosa que sempre acreditamos que existe não é? Pois bem, após estes meses que hoje posso chamar tortura da dieta que fazia, li tanto sobre dietas, que  chegou o dia que se fez luz na minha vida.
Esta luz fez me pensar e após tanta leitura já feita sobre nutrição, decidi que Dieta era a palavra errada na minha vida!

O que eu precisava mesmo era de reeducar a minha alimentação, aprendendo a comer com a mesma vontade que comia quando comia só porcarias.

Pois é, é  ai mesmo que entra a palavra reeducação alimentar!
Reeducação alimentar ´é a palavra que mais uso hoje em dia, a palavra que me ajudou nesta minha luta contra o meu excesso de peso.Aprendi a reeducar a minha alimentação e ai sim perdia peso com gosto, sentia me bem comigo própria, andava bem disposta, sorridente e com energia e isso sim era importante.

Segredo para perder peso para sempre é aprendermos a comer!
Não adianta fazer a dieta do ovo, dieta do grupo sanguíneo a dieta sem glúten se não soubermos comer!

Em primeiro lugar temos de aprender a comer! Foi o que eu fiz!
Quando aprendemos a comer, criando assim hábitos saudáveis, como escolher os alimentos que nos fazem sentir melhor, aprendo a colocar alimentos de parte, pois percebemos que os mesmos não fazem qualquer significado consumirmos ,isso sim é importante! Isto sim é aprender a comer para a vida.

Parece mentira, mas os hábitos saudáveis são treinados, o nosso paladar é treinado….
Primeiro passo que devemos fazer é começar a confeccionar alimentos de forma diferente, para que assim não enjoemos ao comermos sempre o mesmo.

Pouco a pouco ao deixarmos de comer alimentos que não nos fazem tão bem, começamos a deixar de ter vontade de os consumir! Assim como se começarmos introduzir alimentos que não comíamos, se os comermos com mais frequência, começamos a não conseguir passar sem eles ;)


Por exemplo as bolachas! Eu toda a minha vida comi bolachas, assim que aprendi a ler o rótulo de alimentos e verificava que apenas uma bolacha podia ter entre 6g ou mais de açúcar, fiquei tão assustada que nunca mais as comprei!

Com isto, o que  quero transmitir é que não procurem dietas milagrosas e dietas da moda procurem sim algum profissional de saúde que vos ajude a reeducar a vossa alimentação consoante a vossa vida, e consoante o vosso gosto alimentar!

Como é lógico podem sempre seguir regimes alimentares diferentes! Existem pessoas com intolerâncias alimentares, outras que até podem não ser intolerantes mas tem sintomas já visíveis e que provocam desconforto! Eu por exemplo com o leite…
Seja como for, nunca se esqueçam que uma alimentação equilibrada é um factor importante para conseguirmos ter uma melhor saúde.


Sejam felizes, sejam Saudáveis!



Um grande beijinho e um sorriso

Vanessa Silva

2 comentários:

  1. Querida Vanessa, concordo contigo a 200%! Comigo foi igual, considero que não fiz dieta, fiz sim uma reeducação alimentar! Eu não aguentaria uma dieta, aliás, quando decidi perder peso assumi de imediato que dieta não ia fazer pois já sabia que não aguentaria. Além do mais eu sou uma pessoa muito feliz a comer, gosto de tudo, e viveria muito infeliz se não pudesse comer tudo aquilo que gosto! Basta fazermos pequenos ajustes para termos uma alimentação saudável sem deixar de comer nada! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A tua história comoveu-me. Estou no mesmo caminho, peso cerca de 120kg mas comecei esta semana uma educação alimentar. Estou a ler blogs para não perder a motivação. Beijinho

    ResponderEliminar