segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lasanha de Bacalhau e Curgete




Olá meus queridos leitores, hoje é é o primeiro dia do blogue após 2 anos e 7 meses de  existência o blogue irá começar a ter a descrição das receitas da bimby :)

Acho e sei pelos comentários que já tenho tido  que será uma boa noticia inclusive um menina que conheço que comprou a bimby ao mesmo tempo que eu e só descobriu quando me viu num grupo de receitas da bimby, veio logo me pedir ajuda, para a realização de receitas saudáveis na bimby eheheh, a bimby por ela já confecciona as receitas saudavelmente, é claro que existem pratos mais calóricos mas na forma tradicional também o existe.

O que vou fazer e como sempre fiz e apenas fazer algumas alterações em alguns ingredientes, pois na minha opinião acho que não é só quem precisa de perder peso mas todos nós hoje em dia devemos ter um maior cuidado coma  nossa alimentação.!

Esta receita saltou me logo à vista, adoro curgette e adoro bacalhau portanto eu assim que vi esta receita vi que esta seria a minha primeira receita a fazer na bimby para publicação no blogue  (=

Nesta receita como poderão reparar fiz algumas alterações à original em todas as lasanhas lá em casa uso sempre o molho de tomate adoro e não me faz diferença não usar o bechamel, mas esta receita foi feita para um almoço de família e já algum tempo que também gostava de poder fazer uma receita com o uso do bechamel pois existem pessoas que gostam muito do mesmo e portanto uma vez por outra não faz mal nenhum o consumir, ainda mais quando podemos fazer algumas alterações para o tornar mais saudável à nossa saúde (=

A diferença é que não usei o leite normal troquei por leite sem lactose magro (não bebo leite normal  já o deixei algum tempo, fazia sentir muito mal disposta e inchada),  usei a farinha de  arroz que é igualmente saborosa à farinha que usamos (Farinha branca) , não se nota diferença quase nenhuma e é uma farinha muito mais saudável pois é isenta de glúten.



Ingredientes (Para 6/7 Pessoas)
(Receita adaptada livro 150 Receitas Melhores 2012 Bimby)

500g de courgette, cortado longitudinalmente em fatias finas
500g bacalhau demolhado e desfiado
150g queijo magro
3 dentes alho
30g de azeite
200g de Miolo Camarão
400g de água
800g leite s/lactose
70g farinha de arroz
sal q.b (Marnoto)
pimenta q.b
noz moscada q.b

Utensílios
Cortador de legumes (Borner)
Tábuas (Gradirripas)
Frigideira (Pyrex)

Confecção Tradicional
  1. Cozer o bacalhau e reservar.
  2. Ferver água e molhar as fatias da curgete nessa água.C
  3. Pique os dentes de alho e coloque num tacho, juntamente com o azeite. Refogue em lume brando até os alhos alourarem., adicione o miolo do camarão e deixe cozinhar 2 minutos.
  4. Num tacho juntar a farinha e um pouco de leite até desfazer por completo a farinha. Juntar o restante leite,sal, pimenta e noz moscada, ir mexendo sempre até o molho engrossar.
  5. Pré aqueça o forno a 200º C.
  6. Num pirex untado com azeite, disponha uma camada de fatias de curgete, cubra com bacalhau e camarão, polvilhe com um pouco de queijo ralado e cubra com uma camada de molho.
  7. Continue a formar camadas até terminarem todos os ingredientes, sendo as ultimas camadas de curgete, molho e queijo ralado. Leve ao forno a 200º C cerca de 15 minutos para gratinar.
Confecção Bimby

  1. Colocar a curgete na varoma de modo a não tapar por completo os orifícios, para permitir a passagem do vapor. Coloque o bacalhau no tabuleiro da varoma e reserve.
  2. Coloque no copo o queijo e rale (10 seg/vel 9). Retire e reserve.
  3. Coloque no copo o alho e o azeite e pique (8 seg/vel 5) e refogue (3 min/varoma/vel 1).
  4. Adicione o miolo de camarão e salteie (2 min/varoma/vel 1). Retire e reserve.
  5. Coloque no copo água e a varoma com o tabuleiro e programe (15min/varoma/vel 2). Retire e reserve.
  6. No copo limpo coloque o leite a farinha, o sal, a pimenta e a noz moscada e programe (8 mint/90ºC/vel 4).
  7. Pré aqueça o forno a 200º C.
  8. Num pirex untado com azeite, disponha uma camada de fatias de curgete, cubra com bacalhau e camarão, polvilhe com um pouco de queijo ralado e cubra com uma camada de molho.
  9. Continue a formar camadas até terminarem todos os ingredientes, sendo as ultimas camadas de curgete, molho e queijo ralado. Leve ao forno a 200º C cerca de 15 minutos para gratinar.
Sugestão:
Servir acompanhado com uma salada verde.



9 comentários:

  1. Vanessa que bela lasanha :) Eu já usei beringela, mas courgette nunca, e pelos vistos a tua ficou optima, nem sequer se desfez!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta sugestão, bem mais leve! Deve ser deliciosa... podia mesmo ser o meu jantar! :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha pensado fazer lasanha assim mas já ficou registado para a próxima vez que fizer, gostei bastante da sugestão :)
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Parece uma combinação de ingredientes maravilhosa! Deve ficar uma delícia :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei da tua sugestão, tem um aspeto maravilhoso.
    Beijinhos
    http://cristinatbernardo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. As lasanhas são dos meus pratos favoritos, sem dúvida!

    Esta ficou com um belíssimo aspecto, para além de ser mais saudável :P

    Obrigado pela visita :P também gostei muito do teu blogue, a partir de agora vou segui-lo atentamente!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. º.º que bom aspecto prato lindo e ainda por cima saudável ;)

    ResponderEliminar