sexta-feira, 7 de março de 2014

Manteigas, Margarinas & Alternativas


Fonte: Drª Catarina Felix Cachão


A manteiga é, essencialmente, a fracção gorda do leite. Pode ser feita a partir de natas acidificadas ou não, e pode ou não levar sal. Os principais ingredientes de uma manteiga com sal são gordura (80 – 82%), água (15.6 – 17.6%), sal (cerca de 1.2%), bem como proteína, cálcio, e fósforo (no total, cerca de 1.2%). Para além disso, a manteiga contém vitaminas lipossolúveis (A, D e E). Pelo seu elevado teor em gordura animal, principalmente gorduras saturadas que se associam ao aumento do colesterol e a problemas cardiovasculares, tem-se procurado alternativas ou formas de diminuir a percentagem de gordura na manteiga. Assim, surgiram as manteigas magras e os cremes vegetais (margarinas).

Qual a diferença entre manteiga e margarina?

A diferença encontra-se exclusivamente no tipo de gordura, uma é animal outra é vegetal. A manteiga é feita de nata de leite, enquanto que a margarina provém de óleos vegetais (ex. soja, amendoim).

Em termos nutricionais, as manteigas e margarinas fornecem sensivelmente a mesma energia (entre 600 e 750kcal) e o mesmo teor de gordura (entre 70 a 80%). O que difere é o tipo de gordura. Como já foi dito a manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol, enquanto que as margarinas são ricas em gorduras insaturadas.

Em termos práticos há ainda que distinguir os cremes vegetais das margarinas. A principal diferença é que as margarinas tendem a ser usadas para cozinhar, são mais ricas em gorduras trans, gorduras estas ainda mais prejudiciais à saúde do que as saturadas. As margarinas de pior qualidade e mais ricas nestas gorduras costumam ser usadas como ingrediente de produtos de pastelaria, panificação e confeitaria. Já os cremes de barrar vegetais que temos à venda são "isentos" de gorduras trans (menos de 5%). 


 Então há vantagem em substituir manteiga por margarina? 

Em termos calóricos não! Em termos de saúde sim. As margarinas vegetais isentas de trans, quando consumidas controladamente, podem de facto ajudar a controlar o colesterol total e o mau colesterol (LDL), ainda que este seja um efeito reduzido (6% e 8,5% respetivamente).

Portanto por questões de saúde e prevenção das doenças cardiovasculares devemos preferir os cremes de origem vegetal. 


   Mas, e para emagrecer?

Como já foi referido , quer os cremes vegetais, quer as manteigas têm o mesmo valor calórico, devido ao elevado teor de gordura. Para perder peso devemos antes optar pelas versões "magra", "ligeira" ou "light". Ou seja, são os mesmos produtos, mas com teores de gordura mais baixos.

Contudo, existem opções ainda mais saudáveis e que ajudam na perda de peso, é o caso dos cremes de queijo (fresco) para barrar: simples, com ervas aromáticas, com alho, etc... Estes contêm teores de gordura muito reduzidos (menos de 20%) e por isso são pouco calóricos.

Para se verificar isso mesmo, a Drª Catarina Felix Cachão fez uma pesquisa pelo supermercado e recolheu o valor calórico e a percentagem de gordura das principais marcas de manteiga, margarina e cremes de queijo para barrar, artigo muito interessante vejam (*=



Produto
Valor calórico (kcal)
% gordura
1.              Mimosa com sal
740
82
2.              Becel Gold
630
70
3.              Planta sabor a manteiga
630
70
4.              Vaqueiro
600
66
5.              Becel cozinha
590
66
6.              Manteiga de amendoim
588
50
7.              Mimosa Fácil de Barrar
547
60
8.              Becel original
530
59
9.              Flora
500
55
10.          Planta original
450
50
11.          President magra
379
40
12.          Mimosa magra
367
40
13.          Alpro soja
342
38
14.          Planta  soja
340
38
15.          Becel magra
330
37
16.          Becel Pro-activ
320
34
17.          Matinal light
284
40
18.          Philadelphia original
280
27,5
19.          Alpro soja light
226
25
20.          Matinal extra light
214
20
21.          Babybell light
208
12
22.          Philadelphia light
189
15,5
23.          Philadelphia salmão
188
15,5
24.          Philadelphia ervas finas
181
15
25.          Vaca Que Ri light
149
9


A tabela anterior organiza as principais marcas de manteiga, margarina, creme vegetal e cremes de queijo para barrar de forma decrescente:
  • No topo da tabela até ao número 10 aparecerem indiscriminadamente manteigas e margarinas com mais de 50% de gordura. Estas deve definitivamente evitar. 
  • Do número 11 ao número 19 aparecem aquelas que deve consumir com muita moderação na quantidade, por exemplo, no máximo 1 vez por dia de manhã, cerca de 10g (1 colher de sobremesa). 
  • Do número 20 ao 25 aparecem as melhores opções. Com menos de 20% de gordura são agradáveis ao paladar, mas mais saudáveis! Veja que nenhuma destas opções é de origem vegetal. Não quer dizer que possa comer "à vontade". Contudo, pode usá-las para barrar tostas, pão, para cozinhar e até para fazer pequenos lanches (ex. Babybell e triângulos vaca que ri light).

  
O azeite, é uma verdadeira gordura mediterrânica, que consumida com moderação é uma das opções mais saudáveis para o pão, coloquem ervas como por exemplo  (salsa,coentros,cebolinho, etc...) ao azeite e barrem no pão e vão ver como é bom ser saudável ('=

12 comentários:

  1. Já não consumo manteigas, só muito raramente e fora de casa. O azeite é excelente. De vez em quando, faço uma mistura de azeite, alho e oregaos e barro numa torrada. Delicioso!

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  2. Bom dia Vanessa,
    Embora a visão do Guloso & Saudável seja outra, no final a conclusão é semelhante, devido à minha restrição de consumo de gordura saturada utilizamos o creme vegetal e na comida principalmente azeite.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

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  3. Eu que adoro manteiga sou suspeita, mas acho que tudo o que seja consumido com moderação, não é mau.
    Há no entanto que fazer escolhas mais saudáveis, sem dúvida!
    Beijinhos,
    Lia.

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  4. Nem acredito no que tenho andado a fazer a mim própria! Adoro pão com manteiga, este é talvez o meu pior pecado no que diz respeito à gula. E por isso continuo a barrar o pão e ficar surpreendida com os numeros da balança.
    Obrigada pela informação. Hoje mesmo vou alterar este hábito.

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  5. Bemm..fiquei super esclarecida com algumas duvidas que tinha. Obg :)

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  7. Para mim, pão com azeite é definitivamente mais saboroso do que apenas manteiga. É bom saber que também é definitivamente mais saudável :)

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  10. Não gosto mto de manteigas, na vdd margarinas neh. As manteigas de verdade faz bem para a saude, neh.

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  11. Como ficar sem a nossa manteiga/margarina de todo dia?? Tarefa difícil mesmo, acho que a questão é substituir pelas versões light e diet para quem estiver abusando ou quem quiser perder peso.

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